quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Palestra "A Caricatura em Os Maias"


No dia 29 de Novembro de 2010, pelas 10:15h, decorreu, no auditório da Escola Secundária de Seia, a palestra A Caricatura em Os Maias, dinamizada pela professora Orlanda Moreira, docente da referida Escola. Estiveram presentes na actividade os alunos do 11º ano das turmas A, D, E e F e respectivos professores acompanhantes.
A professora Orlanda Moreira iniciou a palestra dando uma perspectiva geral da obra, particularizando para a caricatura em “Os Maias”, através de uma interpelação directa aos presentes acerca de alguns aspectos da sociedade da época.
Para abordar, concretamente, esta temática, apresentou a caricatura de Eça de Queirós (Rui Pimentel, Visão, 01/06/2000), que explorou de forma muito clara e objectiva.
Apresentou, no decurso da palestra, as personagens da obra “Os Maias” que Eça de Queirós destaca através da caricatura: Eusebiozinho, João da Ega, Dâmaso Salcede, Conde de Gouvarinho, Tomás de Alencar, Condessa de Gouvarinho, Craft e Palma Cavalão.
Referiu de forma breve os ambientes sociais caricaturados na obra: O Jantar no Hotel Central, a Corrida de Cavalos, o jantar em casa dos Gouvarinho, os episódios dos jornais Corneta do Diabo e a Tarde e o Sarau Literário do Teatro da Trindade.
A actividade foi muito interessante, apresentada de forma bastante criativa, o que permitiu aos presentes consolidarem os conhecimentos já adquiridos com o estudo da obra.
Obrigada à colega pela sua disponibilidade demonstrada para realizar a actividade, contribuindo para a concretização das actividades inseridas no Projecto “As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura, premiado pela RBE com a Candidatura de Mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário