segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Visita de Estudo a Mafra


As visitas de estudo são um complemento à formação dos alunos, promovendo uma aprendizagem fora do espaço escolar, mas privilegiando, sempre, a sua ligação com os programas e a sua utilidade para o enriquecimento dos conteúdos estudados.
De acordo com estes princípios, a Biblioteca Escolar, no âmbito do Projecto “As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura”, organizou a visita de estudo a Mafra que se concretizou no dia 7 de Janeiro.
Esta visita de estudo serviu de motivação para o estudo da obra de José Saramago Memorial do Convento, leccionada aos alunos do 12º ano, pois para além de uma visita guiada ao Palácio de Mafra, assistimos, também, ao espectáculo de teatro Leitura encenada do Memorial do Convento, da responsabilidade do grupo Éter. A versão do Memorial do Convento apresentada é da autoria de Filomena Oliveira e Miguel Real, contando com a interpretação de Cláudia Faria ou Susana Branco ou Rita Fernandes, Paulo Campos dos Reis ou Sérgio Moura Afonso ou Pedro Vieira, João Brás ou Rogério Jacques, Pedro Mendes ou Ricardo Soares, Filipe Araújo ou Miguel Simões. Foram duas horas inesquecíveis que nos transpuseram para o tempo de Blimunda, Baltazar e Bartolomeu de Gusmão; que nos recordaram a prepotência de um rei que queria ficar na história pelas obras megalómanas que mandou edificar; que nos fizeram pensar nas condições miseráveis em que vivia o povo obrigado a trabalhar na construção do Convento de Mafra.
A visita guiada foi muitíssimo interessante, pois a guia, antes de a iniciar, situou-nos, de forma muito clara e objectiva, na época em que o Palácio foi construído, fazendo mesmo uma introdução ao estudo da obra Memorial do Convento. A visita em si foi muito interessante, sendo de vez em quando animada pelo bom humor da guia que nos acompanhou.
Para concluir, foi um dia cansativo, pois saímos por volta das seis horas e regressámos às vinte e uma horas, mas muito enriquecedor, instrutivo e elucidativo.


Sem comentários:

Enviar um comentário