domingo, 3 de abril de 2011

A obra "Os Maias" de Eça de Queirós interpretada pelos alunos da Escola Secundária de Seia

A obra "Os Maias" de Eça de Queirós, estudada pelos alunos do 11º ano, foi ponto de partida para a reescrita de algumas cenas emblemáticas, relacionadas com a problemática da educação centrada nas personagens masculinas Pedro da Maia, Carlos da Maia e Eusebiozinho.
            Os alunos do 11º C, com base no estudo da obra na disciplina de português, escreveram um texto em inglês, retratando de forma breve a infância de Carlos e o tipo de educação que lhe foi ministrada - a educação inglesa -, recordando, em analepse, o episódio em que Carlos deixa Eusebiozinho como um anjo depenado, apresentando, de seguida, também, em analepse, a infância de Pedro, em Inglaterra,  o tipo de educação que lhe foi incutida - educação portuguesa -, o seu suicídio e, em prolepse, o encontro de Pedro e Carlos, respetivamente pai e filho, no céu. Este diálogo continuava a versar a temática da educação e de como a vida poderia ter sido diferente para Pedro se tivesse sido educado de forma diferente.
            Os alunos foram ensaiados nas aulas de inglês e a dramatização foi apresentada no auditório da escola, no dia 16 de fevereiro a um grupo de alunos do 11º ano. Antes da representação teatral, os alunos assistiram a uma pequena palestra, dinamizada pela docente de inglês Cândida Perpétua, professora das turmas presentes, sobre a educação inglesa e os aspetos fundamentais que a caraterizam.
            Mas a dramatização não se ficou por aqui e, no dia 21 de fevereiro, os alunos do 11º J, orientados pela docente de português, Fernanda Gonçalves, presentearam-nos com uma diferente interpretação de alguns episódios de "Os Maias", à qual assistiram alguns alunos do 11º ano.
            O texto dramatizado pelos alunos do 11º J foi também escrito pelos mesmos nas aulas de português, tendo por base o estudo da obra, as caraterísticas do texto dramático e do texto argumentativo, conteúdos que já estavam a ser lecionados. Este texto abordou a infância de Pedro da Maia, a sua educação, o seu casamento com Maria Monforte e lua de mel, por algumas cidades da Europa, o suicídio de Pedro, a infância de Carlos, com o episódio de Eusebiozinho como anjo depenado, e os seus estudos em Coimbra, onde tirou o curso de Medicina.
            Estas atividades desenvolveram-se em colaboração com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto "As 5 Portas da Leitura: Promoção do Livro e da Leitura", premiado pela Rede de Bibliotecas Escolares com a Candidatura de Mérito 2009.
            Os alunos envolvidos estiveram muito bem na dramatização dos textos e mostraram a sua capacidade de envolvência, motivação, interesse e empenho por atividades extracurriculares quando elas contribuem para o aprofundamento e aplicação de conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas.
            Um agradecimento muito especial a todos os alunos envolvidos e aos professores que deram aos alunos a possibilidade de mostrar outras facetas, para muitos, adormecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário